ASSISTÊNCIA SOCIAL

CCS – Centro de Convivência e Socialização

É um programa para pessoas com 30 anos, de idade ou mais, com deficiência intelectual, que contempla atividades artísticas, culturais e corporais. As atividades desenvolvidas compreendem a expressão com foco na vocação e interesse dos atendidos, sendo estas atividades instrumentos utilizados no processo de formação individual promovendo participação da vida social de forma igualitária.

O objetivo deste programa é ampliar a autonomia e socialização dos atendidos, prevenir o declínio funcional e cognitivo, manter as habilidades adquiridas a melhora da qualidade de vida, visando a equidade e cidadania das pessoas com deficiência e com isso, promover a inclusão social.

São realizadas atividades de artesanato, cultivo de horta, atividades físicas como capoeira e tênis, culinária e treinamento das atividades básicas de vida diária (ABVD) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Por meio destas atividades, os atendidos aprendem a interagir com o mundo exercitando habilidades sociais para conviver com outras pessoas e trabalhar em grupo.


Grupo Preparação para o Mercado de Trabalho (PMT)

É um programa que atende jovens a parir dos 16 anos de idade com deficiência intelectual.

São realizados encontros semanais onde os atendidos são treinados para melhora nas atividades de autocuidado e atividades instrumentais de vida diária (AIVD), habilidades de comunicação e iniciativa, relacionamento interpessoal e adequação do comportamento dentro do ambiente de trabalho.

O objetivo do programa é promover a inclusão dos atendidos para o mercado de trabalho, oferecendo intercâmbio de informações entre empresa, aluno e família, além de dar suporte para os gestores contratantes para que inclusão seja bem-sucedida.


Grupo Empresa

Este grupo tem como objetivo acompanhar os atendidos que já estão incluídos no mercado de trabalho através de encontros mensais. São realizadas discussões sobre as experiências obtidas nas funções que exercem, trabalhadas as possíveis dificuldades encontradas e orientações quanto ao comportamento adequado dentro do ambiente de trabalho.

São mais de 20 atendidos incluídos no mercado de trabalho e a perspectiva é de que, com a obrigatoriedade do cumprimento da Lei de Cotas nº 8.213/91, este número aumente nos próximos anos.


Atividades Extras

TÊNIS DE CAMPO

O projeto Tênis de Campo tem a oferecer uma modalidade esportiva como mais uma opção de ensino-aprendizagem.

O projeto teve inicio no ano de 2004 com 7 alunos, atualmente participam 35 alunos da Escola Especial Adélia Madani. Os treinos são realizados durante a Educação Física as terças-feiras e nas sextas-feiras. Os alunos saem da escola com o transporte cedido pela prefeitura por volta das 9:40, vão para a academia Kim Tênis de Itupeva e voltam as 11:00 para a escola. A academia cede seu espaço, sem nenhum custo, para os alunos e para a APAE.

Este esporte proporciona as nossas crianças controle corporal, melhora na coordenação motora, na qualidade física, melhora na propriocepção, enfatizando o respeito ao adversário e ao parceiro. Conhece pessoas diferentes, promove a inclusão social e além disso, traz oportunidades de competir em festivais e campeonatos nacionais e internacionais.

Site da Academia de Tênis: www.kimtenis.com.br


Voluntariado - Seja um Voluntário

Preencha o formulário para análise