O QUE É O CAPRI?

CAPRI - Centro de Atendimento de Prevenção e Reabilitação Integrado

Em 12 de Maio de 2006, o Centro de Atendimento de Prevenção e Reabilitação Integrado (CAPRI) foi nomeado “Drª Maria Helena Vanini Polli”, homenageando-a por ter sido a primeira presidente da instituição.

Compreende atualmente os Programas de Estimulação, Acompanhamento, Ambulatório, Avaliação e Consultas Particulares de Neurologia Infantil.

Em fevereiro de 2007, foi firmado convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), portaria MS/GM nº 1635 de 12 de setembro de 2002, pagos com recursos FAEC (Fundo de Ações Estratégicas de Compensação - verba ministerial), para atendimentos terapêuticos a pacientes com deficiência intelectual e ou/autismo.

Proporcionamos atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Neurologia Infantil, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social através de atendimentos pré-agendados, individual ou em grupo.

 

OS PROGRAMAS DE ATENDIMENTO

AVALIAÇÃO

Neste programa, toda pessoa encaminhada é acolhida pelo Serviço Social e posteriormente avaliada por equipe multidisciplinar, sendo: Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Neurologista Infantil e conforme a idade, com Pedagogo. Quando concluída as avaliações, após discussão do caso em equipe, o paciente é matriculado no Programa correspondente e inicia o atendimento na área conforme disponibilidade da vaga.

Caso não se enquadre em nossas propostas, o encaminhado é direcionado para o órgão mais adequado que conste no município ou região, considerando que, nosso referencial para atendimento é a deficiência intelectual, múltipla, transtorno do espectro autista (TEA) e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

ESTIMULAÇÃO

Este programa tem como objetivo prevenir ou atenuar possíveis atrasos ou defasagens no desenvolvimento infantil. Atende crianças de 0 a 6 anos de idade, residentes no município de Itupeva, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Os atendimentos são semanais, individuais, nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Neurologia Infantil, Serviço Social, além dos grupos com famílias, sempre que necessário.

AMBULATÓRIO  

Este programa atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, múltipla e autismo nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Neurologia Infantil, Psiquiatria e Serviço Social. Os atendimentos são individuais, de 30 minutos ou uma hora semanal, conforme planejamento terapêutico, em atendimentos individuais, duplas ou em grupos.

Os atendimentos visam proporcionar ao atendido uma maior autonomia nas atividades de vida diária e melhora na qualidade de vida, além de preservar as habilidades já adquiridas e prevenir déficits motores e intelectuais.

ACOMPANHAMENTO  

Atende crianças de 0 a 3 anos de idade, residentes no município de Itupeva, que apresentaram na avaliação do desenvolvimento algum histórico de risco gestacional ou parto.

Os encontros são pré-agendados conforme o desenvolvimento individual de cada criança. São atendimentos de 30 min. com Fisioterapeuta e Psicóloga, além do acompanhamento com Neurologista Infantil.

O acompanhamento visa analisar e observar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, além de estimular o brincar e incentivar o vínculo afetivo entre mãe/pai e filho.